PICCOTIL
Programa de Iniciação Científica do Colégio Técnico de Limeira
O Programa
O Programa de Iniciação Científica do Colégio Técnico de Limeira – COTIL tem como principal objetivo contribuir para a formação e inserção de estudantes do ensino médio e técnico em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, contribuindo com o aumento da produção científica no colégio nas diferentes áreas do conhecimento.
No âmbito da formação do aluno o programa proporciona, além da aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, a oportunidade de desenvolver o pensamento crítico e científico por meio da identificação e solução de problemas de pesquisa. Além disso, o desenvolvimento da disciplina, da capacidade de observação, reflexão, discussão e análise, que são elementos inerentes ao processo de investigação científica, enriquecem o leque de habilidades e competências do futuro profissional, proporcionando melhorias em seu desempenho em diversas áreas de atuação e contribuindo para a formação do cidadão, com condições de participar de forma efetiva na sua comunidade.
Características do Programa e Atividades dos Alunos Participantes
O programa é voltado principalmente aos alunos dos primeiros anos do colégio, com o objetivo de apresentar a pesquisa e o método científico no início do curso e proporcionar uma base de conhecimento para o desenvolvimento dos projetos integradores.
As informações sobre os professores orientadores e suas linhas de pesquisa encontram-se aqui para auxiliar os alunos a encontrar um professor que tenha um perfil de pesquisa alinhado com os interesses do discente.
O primeiro passo para a participação no programa é realizar a inscrição do aluno em um dos projetos de pesquisa já divulgados por um docente ou a inscrição de algum projeto elaborado pelos alunos junto a um professor orientador.
O segundo passo é a seleção dos alunos para os projetos de pesquisa.
Depois dessa seleção, o terceiro passo é a possível submissão do projeto para fomento junto ao programa Pibic-EM da universidade. No entanto, o projeto pode ser realizado sem o fomento (em caso de não aprovação no Pibic-EM ou por não submissão), e então o colégio fará a certificação do trabalho de forma interna.
Durante o desenvolvimento do projeto os alunos deverão entregar aos orientadores relatórios parciais e finais a fim de organizar o trabalho, assim como documentar o mesmo junto ao colégio. Os alunos também deverão participar da Mostra de Ciências do Colégio em Agosto.
Processo de Seleção dos Alunos
O processo de seleção dos alunos pode ocorrer em dois cenários descritos abaixo:
1) O aluno ou aluna tem uma ideia de projeto?
Quando o aluno (ou grupo de alunos) tem uma ideia de projeto que queira desenvolver, deve procurar o professor que julga ter a linha de pesquisa mais adequada para orientação para apresentar a ideia. O aluno então deve passar por entrevista com o professor e, caso aprovado, fazer a inscrição no programa fornecendo documentos necessários, inclusive o projeto. O projeto deve ser submetido para análise de comissão interna (e/ou Pró Reitoria de Pesquisa, caso deseje solicitar bolsa).
2) O aluno não tem ideia de projeto, mas quer participar do programa?
Quando o aluno (ou grupo de alunos) não tem uma ideia prévia de projeto que queira desenvolver, é possível que ele procure um orientador para verificar a possibilidade do professor sugerir um projeto. Caso o aluno se interesse pelo projeto sugerido, deve passar por entrevista com o professor e, caso aprovado, fazer a inscrição no programa fornecendo documentos necessários, inclusive o projeto. O projeto deve ser submetido para análise de comissão interna (e/ou PRP – Pró Reitoria de Pesquisa da Unicamp, caso pretenda pleitear bolsa).
Quais documentos o aluno deve entregar na inscrição?
Os alunos deverão entregar no ato da inscrição:
- Histórico escolar
- Carta de motivação
- Projeto (Download do modelo aqui)
Para seleção o aluno deverá participar de uma entrevista com o professor orientador, que definirá o candidato aprovado
Uma vez que a comissão interna (e/ou PRP) aprove o projeto, o aluno (ou grupo de alunos) e professor (ou grupo de professores) responsável iniciam o desenvolvimento do projeto.
Lembrando que o número de projetos e alunos será estabelecido de acordo com critérios de cada professor.
Professores Orientadores e Linhas de Pesquisa
Andréa dos Santos Fonseca
Departamento de Saúde
Contato: andreasf@unicamp.br
Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pelo Centro Universitário Hermínio Ometto-UNIARARAS (2003); Especialização em MBA em Auditoria de Serviços de Saúde pelas Faculdades Integradas Espírita-PR-UNIBEM (2010); Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família – UNINTER (2017); Especialização em Metodologias Ativas na Educação pelo Centro Universitário Hermínio Ometto-UNIARARAS (2019); Especialização em Enfermagem do Trabalho – UNINTER (2020); Cursando Graduação Licenciatura em Pedagogia: Segunda Licenciatura – UNINTER (2021).
Linhas de pesquisa: Pesquisa qualitativa em saúde mental , em centro cirúrgico, recuperação pós anestésica e central de material e esterilização.
Camila Fraisoli
Departamento de Ciências Humanas e Linguagem
Contato: fraisoli@unicamp.br
Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professora de geografia do Colégio Técnico de Limeira (Cotil – Unicamp) e professora da Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia política e urbana, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, educação e geografia.
Linha de pesquisa: Geografia política
Carolina Messora Bagnolo
Departamento de Ciências Humanas e Linguagem
Contato: carolmes@unicamp.br
Graduação em Ciências Sociais (UNICAMP, 2002), mestrado em Sociologia (IFCH-UNICAMP, 2005) e doutorado em Educação (FE-UNICAMP, 2012). Atualmente é professora efetiva no Colégio Técnico de Limeira (COTIL-UNICAMP). Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação ambiental e sociologia educacional. Caso haja interesse em outra área diferente destas apontadas, podemos discutir a possibilidade de outros temas para orientação.
Linhas de pesquisa: Sociologia educacional; Educação ambiental; Sociologia contemporânea
Daniele Cristina Zuza
Departamento de Saúde
Contato: dczuza@unicamp.br
Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL (2000); especialista em Gerenciamento em Enfermagem (2004) pela PUC -Campinas; mestre em enfermagem e trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2007); especialista em metodologias ativas na educação pela Fundação Hermínio Ometto – UNIARARAS (2019). Trabalhei como enfermeira em hospitais públicos e privados por 10 anos até ser aprovada como docente no COTIL, em 2012. Sou grata por estar nesse Colégio e descobrir que a educação, além da enfermagem são grandes paixões em minha vida.
Linhas de pesquisa: Educação Positiva e Disciplina Positiva; O trabalho em saúde; Processo de cuidar
Denise Álvares Bittar
Departamento de Infraestrutura e Tecnologia
Contato: habittar@unicamp.br
Mestre em Sustentabilidade pela PUC/Campinas; especialista em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João del-Rei; formada em Licenciatura Plena pelo Programa Especial de Formação Pedagógica do Centro Paula Souza; formada em Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela UNIFESP; pós-graduada no curso Engenheiro Civil Prominp pela UNICAMP; graduada nos cursos: Arquitetura e Urbanismo, pela PUC/Campinas; Tecnologia em Processamento de Dados, pela FATEC; Administração de Empresas, pela PUC/Campinas. Concluiu o curso Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (CPS/FNDE-MEC); Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar (SECADI/MEC) e Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (GIME/UFJF).
Linhas de pesquisa: Planejamento, Projeto e Fundamentos do Ambiente Construído e Tecnologias e Sustentabilidade do Ambiente Construído.
Danilo Rodrigues Pereira
Departamento de Infraestrutura e Tecnologia
Contato: danilorp@unicamp.br
Doutor em Neurociências pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UNICAMP), Mestre em Engenharia de Computação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC/UNICAMP) e Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente participa de projetos de pesquisas na área de neurociências utilizando técnicas de ressonância magnética e processamento de imagens médicas para análise das alterações cerebrais em doenças reumáticas.
Linhas de pesquisa: Software Programming; Processamento de Imagem; Neurociências, Ressonância Magnética (Imagem e Espectroscopia).
Fernanda Castro Correia Marcos
Departamento de Ciências da Natureza e Matemática
Contato: fecastro@unicamp.br
Graduação em ciências biológicas, pós graduação em gestão ambiental, mestrado em agricultura tropical e subtropical, e doutorado em biologia vegetal. Iniciei a carreira na área acadêmica quando realizei pesquisa em fisiologia vegetal com plantas sob estresse hídrico e interação planta bactérias. Posteriormente comecei a dar aulas e tenho orientado projetos relacionados a produção de alimentos. Como professora tenho interesse em pesquisar e desenvolver materiais para o ensino de biologia.
Linhas de pesquisa: Interações planta-meio ambiente; fisiologia vegetal; alimentação; ensino de biologia; desenvolvimento de material didático e jogos em biologia.
Gislaine Marcia Kairalla
Departamento de Ciências da Natureza e Matemática
Contato: kairalla@unicamp.br
Especialista em Gestão Educacional, em Psicopedagogia e em Educação a Distância: planejamento, Implantação e Gestão. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (1997). Cursando Pedagogia. Professora do Colégio Técnico da Unicamp – COTIL/UNICAMP desde 2003.
Linhas de pesquisa: Astronomia
Heloísa Wistuba
Departamento de Ciências Humanas e Linguagem
Contato: helowis@unicamp.br
Graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Campinas(2009) e especializações em Literatura Brasileira e Literaturas Contemporâneas. Atua, há 10 anos, como Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio Técnico de Limeira – COTIL.
Linhas de pesquisa: Literatura Marginal, Literaturas Africanas, Literatura Brasileira
Josirley Maria Menezes da Silva
Departamento de Ciências Humanas e Linguagem
Contato: josirley@unicamp.br
Graduação em Língua Portuguesa e Suas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001), Mestrado e Doutorado em Educação (Metodologias de Ensino e Aprendizagem) pela Universidade Estadual de Campinas – Laboratório de Estudos Audiovisuais (OLHO) (2006, 2012). Atualmente é professora do Ensino Médio no Colégio Técnico de Limeira – COTIL, e no Colégio Acadêmico, em Limeira. Trabalhou na Escola São Paulo, em Holambra, no ANGLO e ETAPA, em Paulínia e Cosmópolis, no SESI 404, em Valinhos, na rede pública do Estado de São Paulo e do Município de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Metodologia de Ensino: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Poesia Persa, século XII no Oriente; Idade Média; religiões, cinema, poesia, persistência da memória, história, história social da arte; estética nazista/ nazismo; estudo sobre constituições históricas do Poder; Linguística Comparada, Análise do Discurso, tensões linguísticas no ensino público; metodologias -escola pública; crítica literária – Romantismo; e crítica literária feminista.
Linha de pesquisa: Estudos de Língua e Linguagem; Estudo em Linguagens Audiovisuais; Interesses nas mais diferentes representações dentro do Universo Verbal e Visual e Audiovisual considerando a influência da Memória (Walter Benjamin).
Jurandir Rosada Júnior
Departamento de Infraestrutura e Tecnologia
Contato: profjura@unicamp.br
Graduação em Geologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Claretiano (2000), mestrado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2014), além de especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade XV de Agosto (2016). Atualmente é: professor titular do COTIL/UNICAMP, desde 10/2008, nas disciplinas de Geociências Geologia Aplicada; professor de Matemática no Colégio São Francisco, em Limeira, desde 03/2020; e professor na Faculdade Anhanguera de Sumaré, desde 08/2018, nas disciplinas de Cálculo 1, Aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática Financeira Já lecionou na referida faculdade: Física, Topografia e Georreferenciamento, Elementos de Geologia e Mineralogia, Mecânica dos Solos, Técnicas Retrospectivas e Restauração. Também é membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica da referida Instituição. Foi professor titular da Associação Limeirense de Educação e Cultura (ASLEC – Faculdades Einstein) – disciplinas de Fundamentos da Matemática, Geologia, Cálculo I, Mecânica dos Solos e Atividades Complementares (ênfase em Cálculo e Física), nos cursos de graduação das engenharias Civil, de Produção, Elétrica e Mecânica, entre 02/2012 e 06/2018. Trabalhou como professor de matemática (ensino fundamental e médio) no SESI entre e 08/2002 e 12/2014. Foi professor do ISCA (Instituto Superior de Ciências Aplicadas) entre 02/2001 e 12/2010, nas disciplinas de Geologia, Cartografia e Gestão Ambiental nos cursos de Geografia, Turismo e Engenharia de Produção. Por fim, foi professor da rede estadual de ensino entre 1995 e 2014.
Linhas de pesquisa: Arqueologia; Geologia Aplicada; Mineralogia; Prospecção mineral; Meio Ambiente; Solos; Petróleo; Fósseis e processos sedimentares; Rochas Ornamentais; Vulcanologia
Mauricio Fernando Martinatti Rodrigues
Departamento de Ciências Humanas e Linguagem
Contato: maufern@unicamp.br
Graduação em Filosofia e Pedagogia. Atualmente estou terminando a complementação da graduação em História. Tenho ainda especialização no ensino de Filosofia para adolescentes e em Metodologias para Educação a Distância. Entusiasta da psicanálise freudiana e dos arquétipos de Jung. Formado em eletrônica pelo Senai, o que proporciona uma paixão por tudo o que existe de inovação tecnológica.
Linha de pesquisa: Tecnologia educacional; psicanálise e educação; Ferramentas tecnológicas para personalização do ensino
Murilo França Tabosa
Departamento de Ciências da Natureza e Matemática
Contato: tabosa@unicamp.br
Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Gostaria de fazer pesquisa em temas relacionados à história da matemática, pesquisa em ensino de física e matemática para o ensino fundamental e/ou médio e pesquisa na área de questões raciais. De qualquer forma, caso haja interesse em outra área diferente destas já apontadas, podemos discutir a possibilidade de orientação.
Linhas de pesquisa: História da Matemática, Ensino de Física e Matemática e Questões Raciais.
Sandro Dias
Departamento de Ciências Humanas e Linguagem
Contato: sandrod@unicamp.br
Historiador, Pós doutorando na USP – Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP; Doutor em Ciências – Ecologia Aplicada pela ESALQ/CENA/USP (Conceito 7 CAPES) – Linha de Pesquisa: Ambiente e Sociedade. Mestre pela Unicamp em História e Historiografia Literária (Conceito 7 CAPES). EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS: Professor da Unicamp no Departamento de Humanas do Cotil/Unicamp (desde 1999). Professor do Centro Universitário Senac campus Águas de São Pedro (desde 2005) nos cursos de Gastronomia (disciplinas: História da Alimentação e Estudos Contemporâneos de Gastronomia) e Hotelaria (Hospitalidade e Interculturalidade) e da Pós-Graduação em Gastronomia: Vivências Culturais, Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação – foco em resultados e Pós-Graduação em Cozinha Brasileira. Professor Colaborador Esalq/USP (EDITAL: Programa de Atração e Retenção de Talentos – PART-USP (2020-2022): Curso de Ciências dos Alimentos e Administração (disciplina: Socioantropologia da Alimentação); Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental (disciplina: Sociologia e Extensão Rural). Também foi colaborador na disciplina da disciplina de Grandes Temas da Atualidade na Unicamp, disciplina obrigatória para alunos intercambistas de diversas nacionalidades. Pesquisador Associado do Grupo de Agriculturas Emergentes e Alternativas (AGREMAL) e Coordenador do Grupo de Estudos de Alimentação: Cultura e Sociedade (GEALCS). Leciona no Ensino Superior desde 1998. Áreas de Interesse e especialização: Ecologia Aplicada, História da Arte e Contemporânea, História da Alimentação, Socioantropologia da Alimentação, Hospitalidade e Interculturalidade; Estudos Contemporâneos de Gastronomia, Cadeia Produtiva e Food Studies. É palestrante TEDTalks. OUTRAS HABILIDADES: pensamento estratégico, principais talentos: Input, intelecção, ideativo, estudioso e responsabilidade (Strengthsfinder 2.0 Instituto Gallup).
Linhas de pesquisa: História Contemporânea, Food Studies, Ambiente e Sociedade, Hospitalidade.
Tania Basso
Departamento de Infraestrutura e Tecnologia
Contato: taniab@unicamp.br
Doutora em Engenharia da Computação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação – FEEC/UNICAMP; mestre também em Engenharia de Computação pela FEEC/UNICAMP; tecnóloga em Informática pela Faculdade de Tecnologia – FT/UNICAMP. Atualmente participa de projetos de pesquisa internacionais desenvolvendo pesquisa sobre confiança (trustworthiness) de aplicações web e desafios dos futuros sistemas ciber-físicos.
Linhas de pesquisa: Segurança e privacidade da informação, mineração de dados e aprendizado de máquina
Tânia Maria Bernardo
Departamento de Saúde
Contato: taniber@unicamp.br
Bacharel e licenciada em Enfermagem pela Fundação Hermínio Ometto; especialista em: Unidade de Terapia Intensiva pela UNIBAN; Enfermagem do Trabalho pelas Faculdades Integradas Einstein; Enfermagem em Saúde Pública com ênfase em Saúde da família pela UNINTER. No âmbito externo à UNICAMP, tem experiência na área educacional e atuou como enfermeira assistencial nas áreas: Unidade de Terapia Intensiva, Pronto Socorro e Clínica Médica. Também tem experiência gerencial nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI, UCO, UTQ). É professora do COTIL desde 2009.
Linhas de pesquisa: Pesquisa qualitativa em saúde do adulto, patologias clínicas e técnicas de enfermagem.
Wellington de Oliveira
Departamento de Ciências da Natureza e Matemática
Contato:welloli@unicamp.br
Mestre em Geociências e Meio Ambiente pelo Instituto de Geociências da Unesp/RC. Atualmente trabalhando como professor do Colégio Técnico da UNICAMP – Limeira, na área de Biologia. Especialista em Sustentabilidade Ambiental pelo CEA – Centro de Estudos Ambientais da Unesp/RC e MBA em Gestão Escolar pela ESALQ/USP. Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Herminio Ometto (2001), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2007) e técnico em Qualidade e Produtividade pelo Colégio Técnico da Unicamp. Atua como professor de Biologia desde 2001.
Linhas de pesquisa: Ecofisiologia de frutíferas da Mata Atlântica