PROJETO MENTORIA
O Projeto Mentoria (‘’Eu sou porque nós somos’’) é uma estratégia de integração dos estudantes entre si e em relação aos espaços da escola, sendo desenvolvido como parte das ações anuais de Permanência Estudantil, incluindo a recepção e a integração dos alunos e alunas ingressantes no Colégio Técnico de Limeira (COTIL).
O objetivo geral do projeto é favorecer a integração entre estudantes veteranos (as) e ingressantes, em uma dinâmica de acolhimento e trocas, além do desenvolvimento de habilidades relacionais e comunicacionais, contribuindo com o combate à evasão e a promoção da permanência estudantil. Como objetivos específicos destacam-se: a melhoria no processo de adaptação dos (as) estudantes ingressantes; o estabelecimento de vínculos acadêmicos e pessoais entre mentores (as) e mentorados (as); o desenvolvimento pessoal dos (as) mentores (as) quanto às habilidades de relacionamento, comunicação e responsabilização via engajamento e participação no projeto mentoria.
ORGANIZAÇÃO
O Projeto é organizado anualmente pela equipe de profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia e Assistência Social, juntamente com o grupo de alunos (as) mentores (as). Conta, ainda, com a colaboração de docentes, coordenação e direção escolar do Colégio Técnico de Limeira (COTIL).
ETAPAS
1. Divulgação do projeto: realizada ao final de cada ano letivo pela Equipe de profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia e Assistência Social do COTIL, utilizando-se o site, endereços eletrônicos dos (as) alunos (as), grupo de representantes do WhatsApp e redes sociais institucionais do Colégio.
2. Formação de mentores: feita por meio de duas reuniões iniciais (uma no final e outra no início do próximo ano letivo) e do acompanhamento constante pelos organizadores do projeto. A participação nas duas reuniões de formação e a presença em 80% das atividades do projeto são requisitos para obtenção do certificado.
3. Acolhimento/Integração de estudantes ingressantes: inicia-se no processo de matrícula e abarca as primeiras semanas do ano letivo. Ocorre por meio da Semana de Integração, com a participação de responsáveis pelos vários setores do colégio e órgãos colegiados estudantis (Clubes, Coletivos e Grêmio), pelas gincanas do Trote Solidário e pela interação entre Mentores (as) e Mentorados (as) via apresentação do espaço físico e dos principais procedimentos institucionais do Colégio.
4. Mentoria: é o processo que dura o período do primeiro semestre letivo e compreende todas as ações de integração e convivência entre mentores (as) e mentorados (as). A equipe organizadora ficará apoiando e acompanhando todo esse processo, porém, o foco é criar oportunidades para as trocas entre os estudantes, de modo autônomo.
5. Relatório dos (as) Mentores (as): ao final do processo, cada mentor (a) deverá preencher um relatório final via Formulário Google, por meio do qual serão compartilhadas as suas experiências no projeto, dificuldades e sugestões. Somente após a entrega deste relatório é que os alunos (as) mentores (as) terão direito à certificação.
6. Relatório dos (as) Mentorados (as): ao final do processo, cada mentorado (a) será convidado (a) a preencher um preencher um relatório final via Formulário Google, a fim de expor as suas experiências no projeto, dificuldades e sugestões (a partir de 2024).
7. Relatório Anual do Projeto Mentoria: a equipe organizadora (profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia e Assistência Social) comporá um relatório anual do projeto Mentoria a partir dos relatórios preenchidos por mentores (as) e mentorados (as), incluindo observações e análises dos resultados. Ressalta-se que não serão expostos os nomes dos participantes do projeto Mentoria no relatório anual. Este ficará disponibilizado no site do Cotil, criando-se um histórico do projeto e à disposição para consulta pública.
CRONOGRAMA
Novembro: divulgação do Projeto de Mentoria aos (às) estudantes dos primeiros e segundos anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, e aos primeiros anos dos cursos técnicos concomitantes/subsequentes ao ensino médio. O objetivo é compor um banco de mentores (as) para o processo de acolhimento e de atividades do projeto com as turmas ingressantes do próximo ano letivo.
Dezembro: primeiro encontro de formação com alunos (as) candidatos (as) à mentoria para que tenham o conhecimento sobre o projeto e para que seja composto um banco de mentores (as). A equipe organizadora será responsável pelo desenvolvimento desse encontro.
Início do próximo ano letivo (antes do início das aulas para os (as) ingressantes): segundo encontro com mentores (as) inscritos (as) no projeto para o preenchimento do Termo de Adesão (assinatura por maiores ou responsáveis), a ciência dos Direitos e Deveres dos (as) mentores (as), a explicação dos trâmites do projeto e os detalhes da programação da semana de integração, além de uma conversa sobre os fundamentos da mentoria na Unicamp, de modo geral, e no Cotil, especificamente.
Primeira Semana dos (as) Alunos (as) Ingressantes: semana de integração, acolhimento e gincanas do Trote Solidário.
Fevereiro a Junho: vigência do Projeto Mentoria. Encerramento e elaboração de relatórios.
AVALIAÇÃO CONSTANTE
A cada ano, o projeto passa por avaliação pelos participantes de modo a aprimorar as ações e isso tem demonstrado a importância da educação entre pares no ambiente escolar!
“Com a nossa interação eles ‘se soltaram’ mais, não foi tão difícil a integração deles no colégio e a interação da sala.’’ (depoimento de mentores/as de 2023)
“…a turma hoje já é bem unida e independente, a presença dos mentores nas salas e junto deles no início serviu para mostrar o quão acolhedor o Cotil pode ser.’’ (depoimento de mentores/as de 2023)
Direitos dos (as) Alunos (as) Mentores (as)
- Ter auxílio do Colégio, tanto para ajudar o mentorado, quanto em questões pessoais/educacionais.
- Poder utilizar espaços e materiais do Colégio necessários para a mentoria.
- Se for necessário, identificar-se como mentor para não esperar na fila do RU, apenas em casos em que tenha perdido hora orientando um calouro.
Deveres dos (as) Alunos (as) Mentores (as)
- Reportar aos Tutores problemas que não conseguir resolver.
- Passar apenas informações verdadeiras e imparciais.
- Buscar orientação quando não souber a informação correta.
- Ser paciente, gentil, acolhedor, empático com os (as) mentorados (as).
- Não organizar nenhum tipo de trote.
- A equipe organizadora será responsável pelo desenvolvimento desse encontro.