Objetivo
Formar profissional com capacidade para inserir-se no mundo do trabalho de modo ético e comprometido com o desenvolvimento sustentável; interagir e aprimorar continuamente seus aprendizados; estar habilitado a desenvolver e executar projetos, orçamentos e orientar e coordenar a execução de obras de edificações, conforme técnicas, normas e legislações específicas.
Perfil do Profissional
O Técnico em Edificações atua em projetos arquitetônicos e complementares, na execução e manutenção de obras, na elaboração de orçamentos e cronogramas, no controle de qualidade, quantidade e logística de aquisição e estoque dos materiais de uma obra. Além disso, atua na liderança de equipes de profissionais para execução de obras e serviços relacionados à construção, reforma e manutenção de edificações. Atua também em todas as etapas da construção (serviços preliminares, planejamento de canteiro de obras, até a execução), controlando qualidade com responsabilidade, inovação, empreendedorismo e liderança na busca da racionalização, priorizando o desenvolvimento regional sustentável e a segurança no trabalho. Tem conhecimento de materiais de construção: controle de recebimento, orientação para uso e realização de ensaios tecnológicos. Realiza ainda leitura, articulação e interpretação de representações de projetos.
Áreas de Atuação
O profissional da área de edificações pode atuar em todas as atividades de produção de uma obra, do planejamento e projeto à execução, manutenção e restauração, em diferentes segmentos, públicos e privados, tais como indústrias, estabelecimentos comerciais e residências.
Conheça melhor o curso
Modalidades
Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio
Período: Diurno (integral)
Duração: 3 anos
Carga horária obrigatória: 3.510 horas
Carga horária optativa: 600 horas
Técnico em Edificações
(concomitante/subsequente ao Ensino Médio)
Período: Noturno
Duração: 2 anos
Carga horária obrigatória: 1.530 horas
Carga horária optativa: 540 horas