O dia 2 de Abril foi escolhido pela ONU em 2007 para comemorar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Essa mobilização mundial visa a conscientização, a sensibilização e a aceitação do autismo que afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil. Para tanto, os alunos e as professoras do curso técnico em enfermagem desenvolveram um projeto para levar informação acerca do tema à toda comunidade acadêmica e também para combater preconceito e o bullying e estimular o respeito à neurodiversidade dentro e fora da escola. O projeto iniciou com sensibilização por meio de vídeos e um documentário nacional (Em um mundo interior, 2018), além de pesquisa e posteriormente a construção de cartazes para concretizar o conhecimento adquirido. Também organizaram uma Roda de Conversa intitulada: Autismo:vamos falar sobre isso? que aconteceu no pátio da escola para toda a comunidade acadêmica, mediada por uma psicóloga especializada em Análise Aplicada do Comportamento em TEA, Tábata Larissa Messias, no dia 3 de abril, nos períodos vespertino e noturno. A profissional respondeu às perguntas feitas por alunos, professores e funcionários, colocadas nas caixas tira-dúvidas antes do dia 3 de abril. O protagonismo juvenil é uma prática educativa em que os alunos participam do processo de aprendizagem de forma ativa. Além disso, a consciência é o que nos ajuda a incluir e só se chega a ela por meio do conhecimento. Na escola é possível construirmos uma cultura da inclusão, do respeito e da empatia.
Instagram do projeto: https://www.instagram.com/projeto2deabril/
[su_carousel source=”media: 8173,8208,8178,8196,8191,8187,8190,8194,8181,8183,8180,8202,8185,8201,8205,8207,8206,8204,8203,8200,8199,8198,8197,8195,8193,8192,8189,8188,8186,8184,8182,8179,8177,8176,8175,8174,8172,8171″ limit=”40″ link=”lightbox” width=”860″ height=”180″ items=”5″ title=”no”]
[su_youtube url=”https://youtu.be/wBModAdqDAs”]