II Encontro de História

No dia 24 de agosto (sábado), às 9h, teremos o nosso II Encontro de História. O encontro será de forma online, mediante inscrição em:

A seguir as informações sobre a palestra.

Tema: Populismos e Autoritarismos na América Latina

Palestrante: Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto

Minicurrículo: Professor Titular do Departamento de História na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Alves de Freitas Neto possui uma formação acadêmica robusta com graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco, mestrado em Filosofia pela PUC-SP e doutorado em História Social pela USP. Com experiência internacional, realizou pós-doutorado como visiting scholar no Institute of Latin American Studies da Columbia University, em Nova York.

É autor de diversas obras, entre elas “Percorrendo o vazio: intelectuais e a construção da Argentina no século XIX” (2021), e tem uma vasta produção acadêmica nas áreas de história intelectual, cultura visual e história contemporânea da América Latina. José Alves é também diretor da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp desde 2017, além de ter atuado como coordenador de graduação e pós-graduação no IFCH.

Sua carreira inclui não só contribuições acadêmicas, mas também um papel ativo na formação de políticas educacionais no Brasil, como consultor da área de Humanas para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Importante ressaltar sua relevância no Vestibular da Unicamp, sendo o atual Diretor da COMVEST.

Processo Seletivo 2025