Curso de Física Moderna: história, aplicações e vestibular

A Física Moderna tem um papel fundamental no desenvolvimento de novas tecnologias e no entendimento do mundo à nossa volta. No entanto, tópicos dessa área da Física são abordados majoritariamente nas Universidades. Isso impede que alunos e professores de Ensino Médio e, de forma mais geral, também o público leigo tenham contato com esses tópicos, seja para a ampliação da cultura geral, seja para a preparação para exames de ingresso para a Universidade.

Esse curso de difusão científica tem o objetivo de apresentar tópicos de Física Moderna para o público leigo, integrando aspectos teóricos, experimentais e históricos.

O uso de simulações, vídeos e animações e outros recursos tecnológicos será estimulado. Sempre quando possível, os fenômenos serão ilustrados por meio de demonstrações experimentais.

Além dos tópicos de Física Moderna que serão abordados no curso, tópicos de Física Clássica também serão discutidos para integrar conceitos e fornecer aos participantes uma visão mais completa da Física.

Processo Seletivo 2025