Olhar para uma questão com mais letras que números, trocar olhares confusos… Mas persistir, até que uma ideia começa a florescer. Olhar para seus amigos, explicá-la, sem muita confiança no que diz… Receber um olhar brilhante e caloroso, um “Siim! Faz sentido!”, que te encoraja a continuar… E finalmente ver aquele problema, antes tão incógnito, fazer sentido diante de seus olhos.
Nada se compara ao sentimento maravilhoso de realização quando a resposta floresce, ou com o trocar de risadas e desabafos com amigas que você sabe que pode contar.
Às vezes, parece que a matemática é simplesmente saber fazer contas de cabeça. Parece que é algo feito sozinho, você e o papel. Mas é tão mais que isso! É algo que se faz em conjunto, que nasce da troca de ideias.
Por isso, pretendendo mostrar a verdadeira face da matemática, a Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) traz uma proposta divertida: resolver questões dissertativas de matemática em trios. Nas duas primeiras fases online, a equipe possui uma semana para responder 5 questões. Na 3° fase, presencial na sede da Unicamp de Campinas, as equipes ganham a oportunidade de conhecer pessoas de todo o Brasil.
No Cotil, foram 17 equipes inscritas na primeira fase, com 6 indo para a segunda e uma delas conseguindo traçar seu caminho até a fase final, conquistando medalhas de bronze!
“Muito obrigada, professora Carla e COTIL, pela oportunidade maravilhosa que nos possibilitou essa vitória!
E agradecemos a Deus 🙏🏽 por nos guiar neste caminho.”
— escrito por: Melissa, Isabelly e Yasmin, as alunas premiadas pela 39° Olimpíada de Matemática da Unicamp.